Meu bebê nasceu, já posso voltar a praticar atividades físicas?

Parabéns, mamãe!!!

Depois da chegada do bebê muitas mulheres se perguntam quando vão desfilar, novamente, com todas aquelas peças de roupas usadas nove meses antes. Para quem seguiu a recomendação dos médicos, praticou exercícios e ganhou até 12 kg, o caminho para o guarda-roupa antigo certamente é mais fácil.

Amamentar também é uma excelente opção para gastar energia.  A mamãe que amamenta a cada três horas leva a um gasto médio de 500 calorias ao dia. Por causa desse exercício, espera-se que em seis meses de lactação exclusiva, o ponteiro da balança aponte uma queda de 0,5 kg a 1kg por mês”, conta a personal trainer Thalita Hartmann. E tem mais: a amamentação faz com que a barriga perca aquele aspecto de gravidez que permanece mesmo após o parto, pois a amamentação estimula a contração do útero, isso acontece porque ao amamentar há a liberação de oxitocina, um hormônio que, entre outras importantes tarefas, ajuda o útero a voltar ao tamanho normal.

 

Para dar um gás na produção de leite e desfrutar dos benefícios da amamentação, a nutricionista Alessandra Vigarani ressalta que é fundamental se hidratar muito bem, com pelo menos três litros de líquidos, como água, sucos, chás e água de coco. Para retornar aos treinos, até as mais treinadas devem ficar de olho, alerta a personal, pois o corpo está mais sensível e não deve ser submetido logo de cara às aulas pesadas, o que não significa que é para ficar parada! “Um bom programa de atividades no pós-parto inclui cuidados com a postura, alongamento, relaxamento, fortalecimento e exercícios para os músculos respiratórios da região do períneo.

 

Duas modalidades altamente recomendadas são Pilates e Treinamento Funcional, pois os movimentos realizados ajudam a prevenir e amenizar a dor lombar que incomoda muitas mulheres nessa fase, além de contribuir para a boa forma”, declara Thalita.

 

Mas quando eu posso voltar às atividades?

    

Parto Normal:  normalmente pode voltar às atividades físicas em 15 dias, mas sempre converse com o seu médico antes, porque cada caso é um caso.
Se você já fazia atividade física durante a gravidez, poderá retomar os exercícios mais rápido – em caso de parto normal.
Cesariana:  um mês depois da cirurgia normalmente já é possível voltar a fazer atividades físicas leves, que não forcem muito a musculatura abdominal: caminhadas leves a moderadas, alongamento de braços e pernas.
Entre 40 e 60 dias do parto cesáreo, dependendo da recuperação de cada paciente, pode-se voltar às demais atividades.

“Para ambos os tipos de parto, após o período de repouso recomendado, é interessante conseguir combinar atividades aeróbicas com atividades que alonguem e tonifiquem a musculatura abdominal, pois quanto mais cedo se começa a trabalhar a região abdominal maior a chance de que a barriguinha volte para o lugar”, ressalta Thalita.

 

Uma solução caseira para as atividades físicas é aproveitar para passear com o bebê no carrinho quando o pediatra tiver liberado, diariamente, e em casa aproveitar a sonequinha do bebê para fazer sequências de abdominais (sempre depois da liberação do médico).

Dependendo da atividade física, pode ser, inclusive, um momento mamãe e bebê. Que tal?

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