Para mães: cinco dicas para voltar à forma!

Não existe fórmula mágica, nem receita. Mas a base é aquela, conhecida de todo mundo: mix de dieta com exercícios físicos e uma boa pitada de entusiasmo! Confira as dicas que a nutri Alessandra Vigarani e a personal trainer Thalita Hartmann prepararam para você voltar a desfilar nas suas calças jeans toda maravilhosa.

Dieta: Fazer uma dieta rigorosa nessa fase pode ser perigoso, já que o leite deve ser o alimento exclusivo do bebê até os 6 meses de idade. “Os nutrientes ingeridos pela mãe passam para o bebê através do leite, por isso é necessário continuar controlando a alimentação, assim como na gravidez. Sugiro ingerir bastante água e seguir um cardápio balanceado, mas sem radicalismos, que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Exercícios físicos: Como já falamos aqui no blog, para não ganhar muito peso, o ideal é praticar exercícios regulares durante toda a gravidez. Após o nascimento do bebê, alguns cuidados devem ser tomados. Independentemente do parto, é preciso aguardar em média, 15 ou 45 dias para voltar a praticar exercícios físicos, começando com atividades de intensidade leve a moderada. Os músculos do abdômen, assoalho pélvico e costas precisam de atenção especial, já que foram muito exigidos durante a gravidez. Caminhadas, exercícios na água e yoga são boas opções. É importante lembrar que amamentar o bebê também ajuda a eliminar os quilos extras.

Trabalho muscular eficiente: Emagrecer, ou seja, ter um déficit calórico negativo, gastar mais do que ingerimos. Não adianta fazer milhares de séries de abdominais para alcançar uma barriga bonita. O gasto calórico com esses exercícios é ínfimo. O que mais importa é realizar uma sequência que trabalhe grandes agrupamentos musculares, elevando o gasto calórico durante e após o treino. Para isso, deve-se dar preferência a exercícios multiarticulares, como os exercícios utilizados no Treinamento Funcional.

Tire um tempo para você: Por algumas horas na semana, entre uma mamada e uma soneca, reserve um tempo para você fazer o que quiser – tomar um banho relaxante, fazer compras, encontrar as amigas. Conte com a ajuda das pessoas próximas e aproveite para cuidar de você. Os hormônios da felicidade também irão lhe auxiliar a voltar ao corpo de antes, e muito mais importante do que isso, mamãe feliz, bebe feliz!

Tenha paciência: Desde que você descobriu que seria mãe, teve que esperar para ver a barriga crescer, para descobrir o sexo do bebê, para o momento do parto e até mesmo para conhecer a carinha do seu filho. Então, tenha paciência consigo mesma: as coisas se encaixam com o tempo – você vai se adaptar ao seu bebê, assim como ele se adaptará a você. Também não adianta querer perder os quilos que ganhou na gravidez de uma vez, as mudanças são graduais. Entender isso vai ajudá-la a se sentir mais confiante.

 

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